Descrição da Área de Pesquisa:

MODELOS DE PROGRAMAÇÃO E SUPORTES DE EXECUÇÃO PARA SISTEMAS DE TEMPO REAL

Motivação

     Sistemas computacionais de tempo real são identificados como aqueles sistemas computacionais submetidos a requisitos de natureza temporal. Nestes sistemas, os resultados devem estar corretos não somente do ponto de vista lógico, mas também devem ser gerados no momento correto. No contexto da automação industrial, são muitas as possibilidades (ou necessidades) de empregar sistemas com requisitos de tempo real. Exemplos são os sistemas de controle embutidos em equipamentos industriais, os sistemas de supervisão e controle de células de manufatura e os sistemas responsáveis pela supervisão e controle de plantas industriais completas.
 
     Na medida em que ocorre a diversificação das áreas de aplicação, os sistemas controlados tornam-se mais complexos e, em conseqüência, os respectivos sistemas tempo real que os controlam também. A competitividade existente no mercado requer produtos sempre com funcionalidade maior e custos menores, o que leva ao uso de controle tempo real baseado em microprocessadores.
 
     Entre os sistemas de tempo real podemos destacar aqueles identificados como sistemas tempo real embutidos (embedded real-time systems). Um sistema computacional embutido corresponde a um ou mais microprocessadores, um sistema operacional e um software aplicativo que ficam inseridos em um produto maior para processar as funções de controle deste produto. O projeto de um sistema computacional de propósito geral deve considerar as possíveis necessidades de um enorme espectro de usuários, pois esse tipo de sistema deve ser capaz de suportar uma enorme variedade de aplicações. Diferentemente, um sistema computacional embutido deve suportar apenas um conjunto restrito de funções, definidas pelo equipamento maior no qual ele está inserido.

Objetivo

     O objetivo geral desta área de pesquisa é estudar, propor e avaliar modelos de programação e suportes de execução para sistemas com requisitos de tempo real. Na maioria das vezes os sistemas considerados serão distribuídos, embora esta não seja uma premissa do projeto. Exemplos de sistemas considerados são os equipamentos e/ou sistemas de automação industrial.
 
     Os resultados deste projeto de pesquisa deverão ser veiculados através de artigos a serem publicados em congressos e revistas científicas da área. Entre os resultados esperados, temos: