DAS5308: Programação de Sistemas Automatizados


Programação de Sistemas Automatizados - 2019/I

Terça-feira 13:30 CTC103
Sexta-feira 8:20 LIICT sala 4
Sexta-feira 13:30 LIICT sala 3

Notas no Moodle

Plano da disciplina

14/5   Programação Orientada a Objetos
17/5   LIICT
21/5   Programação Orientada a Objetos
24/5   LIICT
28/5   Programação Orientada a Objetos
31/5   LIICT
04/6   Prova 2
07/6   Apresentação TR1 - LIICT
11/6   Programação Orientada a Objetos
14/6   LIICT
18/6   Programação Orientada a Objetos
21/6   Feriado
25/6   Programação Orientada a Objetos
28/6   LIICT
02/7   Prova 3
05/7   Apresentação TR2 - LIICT
09/7   REC (caso necessário)
12/7   Livre

Aula-Java-2017a-folhetos

Avaliação da segunda metade da disciplina:    ( 3*P2 + 3*P3 + T2 + T3 ) / 8

Trabalho em grupos de no máximo 2 alunos.
Provas individuais sem consulta.


Trabalho T2:
Implementar em Java um sistema de informações administrativas que permita ao usuário fazer operações como cadastros e consultas.
Faça um programa em Java que implemente um cadastro de objetos encontrados usualmente em um dos contextos listados abaixo.
Os dados são fixos, obtidos a partir de um arquivo de texto, linha a linha.
Não existe interface com o usuário, todas as operações são incluídas no código do programa.
Cada grupo de alunos deve escolher um contexto específico e único.
O programa precisa apenas organizar os dados em memória, nenhuma lógica do negócio será implementada neste momento.
A  ênfase do trabalho está no design orientado a objetos. Obrigatório incluir pelo menos uma herança e uma composição.
Cada trabalho deve incluir:  3 tipos de inserções de dados, 2 tipos de consultas, 2 tipos de listagens.
Exemplos:
- Pessoas no Colégio
- Pessoas em um curso de dança
- Clínica médica
- Padaria
- Polícia civil
- Emissão de passaporte
- Restaurante por quilo
- Lavação de carros
- Academia de ginástica
- Posto de gasolina
- Farmácia
- Pet shop
- Grãos em empresa graneleira
- Vegetais na feira
- Pessoas no congresso nacional
- Veículos transportadora carga
- Veículos locadora
- Veículos empresa ônibus
- Armamento polícia
- Veículos marinha de guerra
- Empresa transporte aéreo
- Sensores na automação
- Atuadores na automação
- Produtos mercado da esquina
- Escola com cursos de línguas
- Etc

Trabalho T3:
Continuar o trabalho T2, com mais lógica do negócio e funcionalidades, incluindo agora GUI.
Deve ser usada a GUI AWT, não pode usar gerador de código nem bibliotecas fora da API Java oficial.
A interface gráfica deve ser construída manualmente.
Deve ser possível fazer operações do tipo inserção, consulta e remoção de dados, além de algum tipo de cálculo.


Exemplos para o laboratório:

Exemplo01
Exemplo02
Exemplo03
Exemplo04
Exemplo05
Exemplo06
Exemplo07
Exemplo08
Exemplo09
Exemplo10
Exemplo18
Exemplo21
Exemplo22

Exemplo17
Exemplo11
Exemplo12
Exemplo13
Exemplo14
Exemplo15
Exemplo19   Porta   PortaListener   EventoPortaAlterou


Exemplo16
Exemplo20

uml-1   uml-2    uml-3   uml-4


Exemplos de provas

Java Platform Standard Edition 8 Documentation

Descrição da API Java

The Java Tutorials

Dicas sobre GUI em Java

Notepad++

Dicas para JDK no Windows 10

Vídeos do Prof. Ricardo Pereira e Silva (INE-UFSC)


Programação de Sistemas Automatizados - 2018/II

Terça-feira 13:30 CTC103
Sexta-feira 8:20 LIICT sala 4
Sexta-feira 13:30 LIICT sala 3

Notas

Plano da disciplina

Aula-Java-2017a-folhetos

Avaliação da segunda metade da disciplina:    ( 3*P2 + 3*P3 + T2 + T3 ) / 8
Trabalho em grupos de no máximo 2 alunos.
Provas individuais sem consulta.


Trabalho T2:
Implementar em Java um sistema de informações administrativas que permita ao usuário fazer operações como cadastros e consultas.
Faça um programa em Java que implemente um cadastro de objetos encontrados usualmente em um dos contextos listados abaixo.
Os dados são fixos, obtidos a partir de um arquivo de texto, linha a linha.
Não existe interface com o usuário, todas as operações são incluídas no código do programa.
Cada grupo de alunos deve escolher um contexto específico e único.
O programa precisa apenas organizar os dados em memória, nenhuma lógica do negócio será implementada neste momento.
A  ênfase do trabalho está no design orientado a objetos. Obrigatório incluir pelo menos uma herança e uma composição.

Exemplos:
- Pessoas no Colégio
- Pessoas em um curso de dança
- Clínica médica
- Padaria
- Polícia civil
- Emissão de passaporte
- Restaurante por quilo
- Lavação de carros
- Academia de ginástica
- Posto de gasolina
- Farmácia
- Pet shop
- Grãos em empresa graneleira
- Vegetais na feira
- Pessoas no congresso nacional
- Veículos transportadora carga
- Veículos locadora
- Veículos empresa ônibus
- Armamento polícia
- Veículos marinha de guerra
- Empresa transporte aéreo
- Sensores na automação
- Atuadores na automação
- Produtos mercado da esquina
- Escola com cursos de línguas
- Etc

Trabalho T3:
Continuar o trabalho T2, com mais lógica do negócio e funcionalidades, incluindo agora GUI.
Deve ser usada a GUI AWT, não pode usar gerador de código nem bibliotecas fora da API Java oficial.
A interface gráfica deve ser construída manualmente.
Deve ser possível fazer operações do tipo inserção, consulta e remoção de dados, além de algum tipo de cálculo.


Exemplos para o laboratório:

Exemplo01
Exemplo02
Exemplo03
Exemplo04
Exemplo05
Exemplo06
Exemplo07
Exemplo08
Exemplo09
Exemplo10
Exemplo18
Exemplo21
Exemplo22


Exemplo11
Exemplo12
Exemplo13
Exemplo14
Exemplo15
Exemplo19   Porta   PortaListener   EventoPortaAlterou


Exemplo16
Exemplo17
Exemplo20

uml-1   uml-2    uml-3   uml-4


Exemplos de provas

Java Platform Standard Edition 8 Documentation

Descrição da API Java

The Java Tutorials

Dicas sobre GUI em Java

Notepad++

Dicas para JDK no Windows 10

Vídeos do Prof. Ricardo Pereira e Silva (INE-UFSC)

Programação de Sistemas Automatizados - 2018/I

Terça-feira 13:30 CTC103
Sexta-feira 8:20 LIICT sala 4
Sexta-feira 13:30 LIICT sala 3

Notas

Plano da disciplina

Aula-Java-2017a-folhetos

Avaliação da segunda metade da disciplina:    ( 3*P2 + 3*P3 + T2 + T3 ) / 8
Trabalho em grupos de no máximo 2 alunos.
Provas individuais sem consulta.


Trabalho T2:
Implementar em Java um sistema de informações administrativas que permita ao usuário fazer operações como cadastros e consultas.
Faça um programa em Java que implemente um cadastro de objetos encontrados usualmente em um dos contextos listados abaixo.
Os dados são fixos, obtidos a partir de um arquivo de texto, linha a linha.
Não existe interface com o usuário, todas as operações são incluídas no código do programa.
Cada grupo de alunos deve escolher um contexto específico e único.
O programa precisa apenas organizar os dados em memória, nenhuma lógica do negócio será implementada neste momento.
A  ênfase do trabalho está no design orientado a objetos.

Exemplos:
- Pessoas no Colégio
- Pessoas em um curso de dança
- Clínica médica
- Padaria
- Polícia civil
- Emissão de passaporte
- Restaurante por quilo
- Lavação de carros
- Academia de ginástica
- Posto de gasolina
- Farmácia
- Pet shop
- Grãos em empresa graneleira
- Vegetais na feira
- Pessoas no congresso nacional
- Veículos transportadora carga
- Veículos locadora
- Veículos empresa ônibus
- Armamento polícia
- Veículos marinha de guerra
- Empresa transporte aéreo
- Sensores na automação
- Atuadores na automação
- Produtos mercado da esquina
- Escola com cursos de línguas
- Etc

Trabalho T3:
Continuar o trabalho T2, com mais lógica do negócio e funcionalidades, incluindo agora GUI.
Deve ser usada a GUI AWT, não pode usar gerador de código nem bibliotecas fora da API Java oficial.
A interface gráfica deve ser construída manualmente.



Exemplos para o laboratório:

Exemplo01
Exemplo02
Exemplo03
Exemplo04
Exemplo05
Exemplo06
Exemplo07
Exemplo08
Exemplo09
Exemplo10
Exemplo11
Exemplo12
Exemplo13
Exemplo14
Exemplo15
Exemplo16
Exemplo17
Exemplo18
Exemplo19   Porta   PortaListener   EventoPortaAberta
Exemplo20
Exemplo21
Exemplo22

uml-1   uml-2

Exemplos de provas

Java Platform Standard Edition 8 Documentation

Descrição da API Java

The Java Tutorials

Notepad++

Dicas para JDK no Windows 10

Vídeos do Prof. Ricardo Pereira e Silva (INE-UFSC)




Programação de Sistemas Automatizados - 2017/II

Terça-feira 13:30 CTC103
Sexta-feira 8:20 LIICT sala 4
Sexta-feira 13:30 LIICT sala 3

Notas

Plano da disciplina

Aula-Java-2017a-folhetos

Avaliação da segunda metade da disciplina:    ( 2*P2 + 2*P3 + T2 + L ) / 6

Participação nos laboratórios gera nota L.


Trabalho T2: Implementar em Java um sistema de informações administrativas que permita ao usuário fazer operações como cadastros, consultas e outras operações apropriadas. Deve ser usada a GUI AWT, não pode usar gerador de código nem bibliotecas fora da API Java oficial. A interface gráfica deve ser construída manualmente.

A  ênfase do trabalho está no design orientado a objetos. Grupos de no máximo DOIS (2) alunos. Cada grupo deve fazer um sistema diferente. Exemplos:
- Colégio
- Curso de dança
- Clínica médica
- Padaria
- Polícia civil
- Emissão de passaporte
- Restaurante por quilo
- Lavação de carros
- Academia de ginástica
- Posto de gasolina
- Farmácia
- Etc


Exemplos para o laboratório:

Exemplo01
Exemplo02
Exemplo03
Exemplo04
Exemplo05
Exemplo06
Exemplo07
Exemplo08
Exemplo09
Exemplo10
Exemplo11
Exemplo12
Exemplo13
Exemplo14
Exemplo15
Exemplo16
Exemplo17
Exemplo18
Exemplo19   Porta   PortaListener   EventoPortaAberta
Exemplo20

uml-1   uml-2

Exemplos de provas

Java Platform Standard Edition 8 Documentation

Descrição da API Java

The Java Tutorials

Notepad++

Dicas para JDK no Windows 10

Programação de Sistemas Automatizados - 2017/I

Terça-feira 13:30 CTC103
Sexta-feira 8:20 LIICT sala 4
Sexta-feira 13:30 LIICT sala 3

Notas

Plano da disciplina

Aula-Java-2017a-folhetos

Avaliação da segunda metade da disciplina:    ( 2*P2 + 2*P3 + T2 + L ) / 6

Participação nos laboratórios gera nota L.


Trabalho T2: Implementar em Java algum jogo de tabuleiro baseado em turnos, em cima de um tabuleiro construídos com botões. Deve ser usada a GUI AWT mas não pode usar gerador de código, a interface gráfica deve ser construída manualmente.

A  ênfase do trabalho está no design orientado a objetos. Grupos de no máximo DOIS (2) alunos. Procurar incluir uma situação de cada um dos tipos listados abaixo:
- Herança
- Sobrecarga
- Sobreposição
- Polimorfismo
- Classe abstrata
- Interface


Exemplos para o laboratório:

Exemplo01
Exemplo02
Exemplo03
Exemplo04
Exemplo05
Exemplo06
Exemplo07
Exemplo08
Exemplo09
Exemplo10
Exemplo11
Exemplo12
Exemplo13
Exemplo14
Exemplo15
Exemplo16
Exemplo17
Exemplo18
Exemplo19   Porta   PortaListener   EventoPortaAberta
Exemplo20


Exemplos de provas

Java Platform Standard Edition 8 Documentation

Descrição da API Java

The Java Tutorials

Notepad++

Dicas para JDK no Windows 10


Programação de Sistemas Automatizados - 2016/II

Terça-feira 13:30 CTC103
Sexta-feira 8:20 LIICT sala 4
Sexta-feira 13:30 LIICT sala 3


Notas

Plano da disciplina

Aula-Java-2016a-folhetos

Avaliação da segunda metade da disciplina:    ( P2 + P3 + T2 ) / 3

Trabalho T2: Implementar em Java algum jogo de tabuleiro baseado em turnos.
A interface com o usuário não precisa ser gráfica, a ênfase do trabalho está no
design orientado a objetos. Grupos de no máximo DOIS (2) alunos. O trabalho
deve incluir pelo menos uma situação de cada um dos tipos listados abaixo:
- Herança
- Sobrecarga
- Sobreposição
- Polimorfismo
- Classe abstrata
- Interface



Exemplos para o laboratório:

Exemplo01
Exemplo02
Exemplo03
Exemplo04
Exemplo05
Exemplo06
Exemplo07
Exemplo08
Exemplo09
Exemplo10
Exemplo11
Exemplo12
Exemplo13
Exemplo14
Exemplo15
Exemplo16
Exemplo17
Exemplo18
Exemplo19   Porta   PortaListener   EventoPortaAberta
Exemplo20



Java Platform Standard Edition 8 Documentation

Descrição da API Java

The Java Tutorials

Notepad++




Programação de Sistemas Automatizados – 2016/I (Transição de Informática Industrial I)

Plano da disciplina

Trabalhos


Máquina virtual Fedora para Virtualbox

Linux System Programming, 2nd Edition

Sinais no Unix


udpcliente2008.c    Usar preferencialmente
udpservidor2008.c    Usar preferencialmente

udpcliente2010.c
udpservidor2010.c

Resumo sobre sockets